Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo

A doença gonocócica é uma das doenças sexualmente transmissíveis de maior incidência globalmente, afetando diversos indivíduos todos os anos. Originada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode comprometer indivíduos de ambos os sexos, e, se ignorada, pode levar a problemas sérios. A seguir, trataremos sobre os sinais mais comuns, meios de contágio, identificação da doença e formas de cura da gonorreia.

O que é a Gonorreia?

Essa IST é uma infecção bacteriana que afeta principalmente as estruturas do trato reprodutivo, abrangendo uretra, região cervical, canal anal e faringe. Embora seja facilmente tratável, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear complicações sérias.

Sinais e Sintomas da Gonorreia

Os sintomas da gonorreia podem ser diferentes de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a pessoa pode não notar sinais. Quando presentes, os sintomas mais comuns podem ser:

Em Homens:

Eliminação de pus pelo órgão genital
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Manifestações Femininas:

Secreção vaginal de aspecto incomum
Ardência ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Sensação de peso na pelve
Complicações Possíveis:

A gonorreia também pode afetar a garganta, provocando irritação e desconforto, podendo acometer os olhos e o ânus, causando irritação, secreção e inflamação.

Formas de Disseminação da Doença

O meio mais comum de contágio se dá através de relações sem proteção, englobando sexo oral, anal e vaginal. Outro fator relevante, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, podendo causar problemas ao bebê, gerando inflamações severas nos olhos.

Diagnóstico da Gonorreia

A detecção da doença pode ser confirmado com exames específicos, incluindo:

Teste de urina: avalia a existência da infecção na urina.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Como Tratar mais informações e Evitar a Gonorreia?

O tratamento envolve o uso de antibióticos, geralmente uma combinação de ceftriaxona e azitromicina. Entretanto, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para evitar recorrências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *